Notícias

Casos de Sucesso - Hobart

Como participante do Programa de Assistencia ao Processo, a Hobart consultou nossa área técnica para a solução de um grave problema relacionado ao processo de vibroacabamento de peças de aço inoxidável para montagem em seus equipamentos para cozinhas industriais. 

 Hobart01

Após o tratamento em vibrador paralelo, as peças apresentavam manchas de sólidos que obrigavam a empresa a fazer uma lavagem adicional, com bomba pressurizadora, acrescentando uma operação ao processo e elevando substancialmente o consumo de água e energia.

Em visita técnica realizada após o contato, constatou-se que, com a intenção de reduzir o consumo de água e custos com insumos, foi construído pela empresa um sistema de recirculação para o processo, com decantador gravitacional, que não cumpria a função, retornando as partículas sólidas para a cuba de trabalho onde, devido ao cisalhamento enérgico produzido nos vibradores, estas acabavam sendo gravadas nas peças.

A solução oferecida ao cliente foi a substituição do tanque decantador por uma estação de tratamento automatizada onde, através de um processo de floculação, os sólidos ganham massa e tamanho, propiciando uma decantação mais eficiente e rápida, permitindo a reutilização da água no próprio processo de vibroacabamento ou em outras operações de limpeza na fábrica.

Além disto, a incorporação de uma bomba dosadora, para a dosagem eficiente do composto auxiliar, propiciou a redução, tanto do próprio composto, como do volume de água utilizados no processo.

A partir da adoção destas modificações, as peças não necessitarão de lavagem após o trabalho de vibroacabamento e a redução no consumo de água e insumos deverá alcançar cerca de 80% e 30% respectivamente, com grande melhoria no impacto ao meio ambiente e às especificações de acabamento das peças.